segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

História e Origens do Punk

O punk rock é um movimento musical que surgiu com força na Inglaterra nos Estados Unidos na metade da década de 70 (embora seus precursores possam ser encontrados no fim dos anos 60). As primeiras bandas de punk foram The Damned, Ramones, The Clash, New York Dolls, Sex Pistols, The Stooges, Black Flag, Dead Kennedys, Stiff Little Fingers, Dead Boys, Discharge, Patti Smith e Varukers, esta última com um estilo mais parecido com o hardcore.

História
Durante o meio da década de 70, o
rock perdia popularidade, e sua vertente mais popular na época era o rock progressivo. Um grupo de bandas começou a tocar em lugares pouco populares, entre elas Iggy Pop, The Stooges, The Voidoids e Johnny Thunders and the Heartbreakers. Tinham como influência a música hippie e propagavam um estilo fácil, com letras sobre diversão, drogas e coisas da adolescência. Esse grupo de bandas atingiu algum destaque, e influenciou outras já citadas anteriormente, entre elas os Ramones, que possuíam um estilo ainda mais simples que o de suas influências. Essa banda foi essencial para a popularização do novo estilo.
O punk perdeu popularidade nos
anos 90, década em que os Ramones se separaram.

Punk rock no Brasil e em Portugal
Ver artigo principal: Punk rock brasileiro
O punk rock brasileiro surgiu pouco depois do punk rock inglês e americano, no final da década de 70, com destaque para diversas bandas brasileiras como Cólera, Aborto Elétrico, Plebe Rude, Camisa de Vênus, Inocentes, Garotos Podres, Lobotomia, Ratos de Porão, Devotos do ódio, Lixomania, Olho Seco, Os Replicantes e, a banda com maior influência do movimento, Ira!.
O punk rock Português nasceu por volta dos anos 80, com muitas bandas que ainda hoje são muito influentes, como
Aqui d'el Rock, Ku-de Judas, Censurados, Xutos e Pontapés, Crise Total, Peste e Sida e Subcaos. Muitas das bandas da atualidade como os Tara Perdida, Dados Viciados, Decreto 77, Left Hand, Pestox, Raiva!!! e Radio 99 são ainda influenciadas por estas bandas.

Nenhum comentário: